Teorias e concepções da origem do universo

Concepção criacionista ou religiosa
          Os religiosos imputam a alguma divindade a criação do Universo. Em um determinado momento, um deus, imbuído de poderes sobrenaturais, teria dado a origem à origem à luz, separando-a das trevas e criando também a matéria.

Teoria do Universo em expansão
          O americano Edwin Hubble estudou a idade e o tamanho do universo. Baseou seus estudos na distância que a galáxias têm da Terra e a velocidade com que se afastam de nós, concluindo que quanto mais distante a galáxia, mais rapidamente ela se move.. Como Hubble percebera isto, Lemaître concluiu que o Universo começara num ponto central: "O atómo primordial".

Teoria do Universo estacionário 
          Nessa teoria, a matéria que se afasta e se perde no Universo infinito é reposta pela criação de nova em um ponto qualquer do Universo.

Teoria do Universo pulsante
          Esse modelo se expandiria e se encontraria a partir de um determinado limite. Ele é temporariamente infinito, mas espacialmente finito.

Teoria do Big-Bang
           Essa é a teoria mais aceita sobre a origem do Universo foi enunciada pelo cientista George Gamow em 1948. Onde diz que o Universo nasceu a partir de uma enorme explosão, onde havia um ovo onde não cabia mais nada e por isso explodiu gerando o mundo.

Comentários