A arte na pré história

          Todo período anterior à invenção da escrita, embora já apresente manifestações culturais bastante características, chama-se Pré-história.
          Obviamente, esse período opõe muitas dificuldades ao estudo. Por exemplo, só pode ser conhecido por vestígios, nem sempre fáceis de achar e reconhecer. São restos humanos, utensílios de pedra, ossos, cerâmicas e metais (cobre, bronze e ferro). Muitos desses indícios da presença humana são pinturas, esculturas e monumentos.
A arte no Paleolítico Superior
          As primeiras formas de arte até agora encontradas estão longe de serem belas. São chamadas de Vênus. Os traços femininos bastante exagerados (seios enormes e ancas largas) e a pouca preocupação com rosto, pernas e braços nos levam a supor que sejam formas ligadas ao culto da fertilidade.
          A pintura rupestre era feita em paredes de rocha a céu aberto ou cavernas. Os primeiros exemplares dessa arte são identificados em cavernas de difícil acesso e, muitas vezes escuras. É, portanto, razoável imaginar que não foram pintadas apenas para apreciação humana, fazendo parte de um ritual mágico com vistas a assegurar uma caça bem-sucedida.



A arte no Neolítico
          Nesse período, constatamos a representação de figuras humanas quase sempre estilizadas, nas quais predominam as cenas de caça.
          Foi durante o Neolítico que assistimos ao impressionante aparecimento dos monumentos "megalíticos". Que recebe esse nome por causa da dimensão dos blocos, que eram raramente inferiores  a 4 metros de alturas, com o peso mínimo de 10 toneladas.
          Sendo representados pelos menires (men=pedra; hir=comprida) onde grandes blocos eram fincados no chão; dólmens (dol= mesa; men= pedra) dois menires onde repousam horizontalmente uma terceira pedra; cromlechs- menires dispostos em circulo, normalmente em torno de um ou mais dólmens.


Comentários