Introdução
O Renascimento foi o movimento cultural que se desenvolveu na
Europa ao longo dos séculos XV e XVI, com reflexos nas artes, nas ciências e
outros ramos da atividade humana.
As cidades italianas foram pioneiras neste movimento intelectual, que em alguns
países se estendeu até ao século XVII.
O Renascimento teve um outro grande centro na região da
Flandres.
No
centro da transformação intelectual renascentista encontra-se a passagem de uma
mentalidade teocêntrica (isto é, que colocava Deus no centro da reflexão
humana) a uma mentalidade antropocêntrica (que tinha o homem como centro). Esta
proposta correspondia a um reconhecimento e a uma crença otimista nas
capacidades e no valor do ser humano, contrapondo-se à visão medieval do mundo.
O Renascimento foi um momento da história
muito mais amplo e complexo do que o simples reviver da antiga cultura
greco-romana.Ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis
realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram a
herança clássica.
Os fatores que influenciaram o renascimento
foi o aumento do comércio muitos comerciantes europeus fizeram
riquezas e acumularam fortunas. Com essas fortunas os governantes europeus e o
clero passaram a dar proteção e ajuda financeira aos artistas e intelectuais da
época. Essa ajuda, conhecida como mecenato, tinha por objetivo fazer com que os
mecenas se tornassem mais populares entre as populações das regiões onde atuavam.
As artes o Renascimento se caracterizou, em linhas muito
gerais, pela inspiração nos antigos gregos e romanos, e pela concepção de arte
como uma imitação da natureza, tendo o homem nesse panorama um lugar
privilegiado. Mas mais do que uma imitação, a natureza devia, a fim de ser bem
representada, passar por uma tradução que a organizava sob uma óptica racional
e matemática, num período marcado por uma matematização de todos os fenômenos
naturais. Na pintura a maior conquista da busca por esse "naturalismo organizado"
foi a recuperação da perspectiva, representando a paisagem,
as arquiteturas e o ser humano através de relações essencialmente geométricas e
criando uma eficiente impressão de espaço tridimensional.
Arquitetura
Na arquitetura renascentista, a ocupação do espaço pelo
edifício baseia-se em relações matemáticas estabelecidas de tal forma que o
observador possa compreender a lei que o organiza, de qualquer ponto em que se
coloque: Ordens Arquitetônicas, simetria, arcos de volta-perfeita e
simplicidade na construção.
A
história da arquitetura do Renascimento, como um todo, costuma ser dividida em
dois grandes períodos:
·
Século XIV e início do XV.Neste primeiro momento destaca-se a
figura de Filippo Brunelleschi e uma arquitetura que se pretende classicista,
mas ainda sem o referencial teórico e, principalmente, a canonização, que se
caracterizará o período seguinte.
·
Século XVI.Neste momento, as características individuais dos
arquitetos já começam a sobrepor-se às canonização clássica,o que irá levar ao
chamado Maneirismo.Atuam arquitetos como Michelangelo, Andrea Palladio e Giulio
Romano.
A
arquitetura do Renascimento está bastante comprometida com uma visão de mundo
assente em dois pilares essenciais:o Classicismo e o Humanismo.Além disso, vale
lembrar que, ainda que ele surja não totalmente desvinculada dos valores e
hábitos medievais, os conceitos que estão por trás desta arquitetura são os de uma
efetiva e consciente ruptura com a produção artística da Idade Média.
O Brunelleschi foi o principal arquiteto
no Renascimento,a sua obra mais
conhecida é a cúpula da catedral Santa Maria Del Fiore, em Florença, que
foi construída em 1434, foi a primeira cúpula de grandes dimensões,
erguida na Itália, desde a antiguidade sobre uma enorme base
octogonal.
Escultura
As
esculturas do Renascimento são caracterizadas pelo grande rigor anatómico (para
o qual contribuiu o desenvolvimento do estudo da anatomia realizado na época),
pelo naturalismo, pelo realismo e pelo humanismo.
Os escultores, nas suas obras, que eram na maioria representações de uma figura humana nua, procuravam exprimir as paixões e os sentimentos característicos do Homem, baseando-se na Bíblia, na mitologia e na Natureza.
Foi também no Renascimento que os escultores passaram a dominar com perícia os materiais utilizados: mármore, pedra, bronze, madeira ou terracota. Na escultura Renascentista destaca-se ainda o desenvolvimento dos estudos de perspectiva que se baseavam em rigorosos desenhos prévios que permitiam às esculturas adquirir a proporção e o realismo características do Renascimento.
Os escultores, nas suas obras, que eram na maioria representações de uma figura humana nua, procuravam exprimir as paixões e os sentimentos característicos do Homem, baseando-se na Bíblia, na mitologia e na Natureza.
Foi também no Renascimento que os escultores passaram a dominar com perícia os materiais utilizados: mármore, pedra, bronze, madeira ou terracota. Na escultura Renascentista destaca-se ainda o desenvolvimento dos estudos de perspectiva que se baseavam em rigorosos desenhos prévios que permitiam às esculturas adquirir a proporção e o realismo características do Renascimento.
Um dos
principais escultor do Renascimento foi Michelangelo, Entre suas obras
destacamos Pieta (escultura em mármore que transmite leveza e realidade); Davi
(escultura muito famosa devido as perfeições das formas); além de pinturas como
Teto da Capela Sistina.
Pintura
De um modo geral, os pintores da renascença procuravam
reproduzir a realidade, sob a influência do ideal de beleza grego. O espírito
clássico, a ordem e as formas simétricas são traços marcantes dessa pintura.
Podemos distinguir três grandes escolas com características próprias: a florentina, de Florença, que se caracterizou pelo racionalismo demonstrado tanto pelo predomínio da linha sobre a cor, como pelo *"sfumato"; a veneziana (de Veneza), caracterizada pelo sentimento, pela emoção, o predomínio da cor sobre o desenho ou a linha; e a romana, que tenta equilibrar linha e cor, razão e sentimento.
A pintura renascentista inovou com a descoberta da perspectiva, que permite abordar o espaço e a luz de maneira realista. Além disso, a nova técnica da pintura a óleo possibilitou novas associações e graduações da cor. Por fim, o surgimento de novos suportes, como a tela e o cavalete e a imprensa, permitiram uma circulação mais fácil das obras e do pensamento.
Podemos distinguir três grandes escolas com características próprias: a florentina, de Florença, que se caracterizou pelo racionalismo demonstrado tanto pelo predomínio da linha sobre a cor, como pelo *"sfumato"; a veneziana (de Veneza), caracterizada pelo sentimento, pela emoção, o predomínio da cor sobre o desenho ou a linha; e a romana, que tenta equilibrar linha e cor, razão e sentimento.
A pintura renascentista inovou com a descoberta da perspectiva, que permite abordar o espaço e a luz de maneira realista. Além disso, a nova técnica da pintura a óleo possibilitou novas associações e graduações da cor. Por fim, o surgimento de novos suportes, como a tela e o cavalete e a imprensa, permitiram uma circulação mais fácil das obras e do pensamento.
Os principais pintores foram:
·
Giotto (1266-1337).
Pintor italiano, introduziu a perspectiva na pintura. Foi considerado o
precursor da pintura renascentista, o elo entre essa e a pintura medieval. A
característica principal do seu trabalho é a identificação da figura de santos
com seres humanos de aparência comum. Sua pintura coincide com a visão
humanista que se consolidava naquele momento.
·
Botticelli (1444-1510).
Pintor da escola florentina, nasceu e viveu em Florença. Trabalhou na decoração
da Capela Sistina, em 1481. Suas obras abordavam principalmente dois temas: a
antigüidade grega e o cristianismo. Em sua obra chama a atenção a leveza dos
corpos esguios e desprovidos de força: eles parecem flutuar, expressando
suavidade e graça.
·
Leonardo da Vinci (1452-1519).
Maior figura da pintura renascentista, também da escola florentina, Leonardo
considerava-se, em primeiro lugar, um cientista. Imaginou máquinas voadoras,
estudou mecânica, geologia, ótica, hidráulica, anatomia, botânica e astronomia.
Além de pintor foi desenhista, escultor, engenheiro e arquiteto.
·
Ticiano (1490-1576). Foi o maior pintor da
escola veneziana. Produziu obras religiosas, mitológicas e retratos utilizando
cores vivas e movimentos que mais tarde serviram de base para outros artistas.
Suas obras têm um grande apego à vida e à beleza feminina. A paisagem, com freqüência,
é mais importante que as figuras. Ticiano foi um dos primeiros a pintar um tipo
de paisagem moderna.
·
Rafael (1483-1520). Da escola romana,
destaca-se pela delicadeza de traços, pela conciliação do paganismo com o
cristianismo e pelo equilíbrio entre a linha e a cor. Conhecido como o pintor
de madonas, tipos ideais de beleza feminina, suaves, muitas vezes
convencionais, mas, com eminentes qualidades.
* O "sfumato", técnica de uso
de tons claros e escuros, foi utilizado em suas obras com maestria.
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