Gregor Mendel

Biografia de Gregor Mendel

 Nasceu no dia 20 de julho de 1822, em um vilarejo situado na atual República Tcheca. Aos 25 anos ele se ordenou padre no mosteiro de São Tomás, na cidade de Briinn.
 Durante todo o período em que esteve no mosteiro, e também em anos posteriores, Mendel dedicou-se ao estudo de várias matérias, como matemática e botânica.
 Um de seus experimentos mais célebres foi o realizado com ervilhas-de-cheiro, que o levaram a entender como se dá a transmissão dos genes através das gerações. Essa experiência resultou na Primeira Lei de Mendel e rendeu ao monge a alcunha de "Pai da Genética".
 Mendel morreu aos 61 anos em 06 de janeiro de 1884.

Primeira Lei de Mendel ou Lei da Segregação dos Fatores

 Essa lei diz que "cada característica é determinada por um par de fatores genéticos determinados alelos. Estes, na formação dos gametas, são separados e, desta forma, pai e mãe transmitem apenas um para seu descendente".
 Entre 1850 e 1865, Mendel realizou numerosas experiências de cruzamento entre plantas, estabelecendo as leis básicas da hereditariedade.
 O sucesso de seu experimento deve-se ao fato de Mendel ter escolhido como material de pesquisa ervilha Pisum Sativum, que apresenta várias qualidades:
  • fácil cultivo;
  • grande produção de sementes;
  • sua produção ocorre por autofecundação;
  • pode realizar fecundação cruzada;
 Outro fator que representa grande vantagem do experimento foi o fato de a ervilha apresentar características bem visíveis e distintas, como, por exemplo, cor da semente (amarela ou verde), forma da semente (lisa ou rugosa), entre outras.

 Geração F1: 100% amarelas.
 Geração F2: 3/4 amarelas e 1/4 verdes.

Segunda Lei de Mendel ou Diibridismo

 Essa lei diz que "em um cruzamento envolvendo 2 ou mais caracteres, os fatores (genes) que determinam cada um deles se separam de forma independente durante a formação dos gametas e se recombinam aleatoriamente formando todas as combinações possíveis".
 A Segunda Lei de Mendel, tem como fundamento a análise dos resultados decorrentes às possibilidades que envolvem não mais o estudo de uma característica isolada (Primeira Lei de Mendel), mas o comportamento fenotípico envolvendo duas ou mais características, em conseqüência da probabilidade (combinação) de agrupamentos distintos quanto à separação dos fatores (genes alelos / genótipo) na formação dos gametas.


Vocabulário

Hereditariedade: é o conjunto de processos biológicos que asseguram que cada ser vivo receba e transmita informações genéticas através da reprodução.

Comentários